
O Imposto de Renda é uma das obrigações mais importantes e complexas que os brasileiros precisam cumprir anualmente. São muitas regras, prazos, documentos e detalhes que podem gerar dúvidas, erros e até mesmo multas para os contribuintes. Por isso, sempre contrato um contador para fazer a declaração de Imposto de Renda pessoa física. Neste artigo, vou te contar os motivos que me levam a tomar essa decisão e os benefícios que obtenho com isso.
O contador é o profissional que tem o conhecimento técnico e a experiência necessários para lidar com as questões tributárias de forma correta e segura. Ele sabe quais são as normas e as leis que regem o imposto de renda, quais são as obrigatoriedades e as isenções, quais são as deduções e os rendimentos que devem ser informados, quais são os documentos e os comprovantes que devem ser guardados, entre outras informações essenciais.
Ao contratar um contador especializado, você tem a certeza de que a declaração será feita de acordo com as exigências da Receita Federal, evitando cair na malha fina ou pagamento de mais imposto do que deveria. O contador também ajuda a escolher o melhor modelo de declaração para o meu perfil, seja ele simplificado ou completo, e a aproveitar todas as possibilidades de restituição do imposto.
Além disso, ao contratar um contador, você economiza tempo e dores de cabeça. E não precisa em preocupar em baixar o programa do imposto de renda, em preencher os campos da declaração, em enviar os dados para a Receita Federal, em acompanhar o processamento da declaração, em retificar eventuais erros, etc. É só fornecer ao contador as informações e os documentos solicitados e ele se encarrega de fazer todo o trabalho.
Contratar um contador especializado também traz mais tranquilidade e confiança. Você pode contar com o suporte e a orientação de um profissional qualificado e atualizado, que pode tirar todas as dúvidas, que pode alertar sobre possíveis inconsistências, que pode informar sobre as novidades e as mudanças na legislação, que pode representar perante a Receita Federal em caso de necessidade, etc.
Por esses e outros motivos, contratar um contador especializado para fazer a declaração de imposto de renda pessoa física. Se você ainda não contratou um contador para fazer a sua declaração, é recomendável que você faça isso o quanto antes. Você vai ver como é mais fácil e vantajoso contar com a ajuda de um especialista nessa área.